Pesquise no Blog

Regressão a Memórias Profundas

"Só quando conseguimos acolher a multiplicidade de seres dentro de nós, principalmente as partes desagradáveis, é que podemos tornar-nos verdadeiramente inteiros e humanos”. (Roger Woolger)




O processo de Regressão de Memórias é uma profunda busca em nossos arquivos de memória, de situações traumáticas contidas no inconsciente, as quais podem trazer muitas dificuldades físicas e comportamentais.
O Deep Memory Process (Processo de Memória Profunda - DMP) é uma técnica terapêutica criada pelo PHD Roger Woolger, que transforma simultaneamente corpo, mente e emoções. O método permite acessar e vivenciar memórias subconscientes e inconscientes, desde o período entre vidas, intra-uterino, nascimento, vida atual e passada. É possível descobrir as raízes daquilo que causa sofrimento hoje: problemas de natureza pessoal, interpessoal, transpessoal, psíquica, emocional, comportamental, social ou física ou espiritual, gravados como traumas, crenças, sentimentos desarmônicos e ativados por complexos que influenciam a personalidade atual.
Partindo do princípio de que o ser humano é constituído por uma consciência física e várias consciências multidimensionais, as memórias deste estão contidas na memória extracerebral, e traumas vivenciados num passado, podem repercutir no presente. Baseada nessa teoria, as técnicas regressivas tem como objetivo localizar o núcleo traumático e desativar as suas repercussões negativas no “aqui” e no “agora” do paciente.
A Terapia da Regressão ou TVP baseia-se na tese de que “todo o ser humano no presente é o somatório de experiências vividas no passado e esse registro que cada ser traz em si mesmo, repercute de forma saudável e/ou patológica no seu presente.
Cada terapeuta adota um conjunto de técnicas que pode contemplar a regressão de memória. Em meu trabalho com as terapias regressivas eu utilizo basicamente as técnicas do Roger Woolger e Hans Tendam, os pioneiros no campo da Terapia de Vida Passada. Ambas as técnicas possui como meta a CATARSE, uma liberação de toda a energia, que bloqueada, "sustenta" o trauma. A liberação dessa energia, conduz a uma paz emocional e intelectual.



 Porque utilizar a técnica da Regressão ?  
O objetivo desta terapia é unicamente ajudar as pessoas a lidar com a realidade das suas vidas no AQUI e no AGORA. É fazer com que o indivíduo possa ser livre para escolher conscientemente o comportamento que realmente lhe convém. 
No decorrer da nossa vida, em vários momentos podemos nos deparar com comportamentos repetitivos indesejáveis, medo sem causa aparente, excesso de irritabilidade, dificuldade de relacionamentos, padrões de comportamentos que dificultam nosso aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Quando isso acontece, a regressão pode ser um instrumento bastante eficaz para a resolução e compreensão desses comportamentos, facilitando o auto-conhecimento e auto-desenvolvimento. 
A Terapia Regressiva a Memórias Profundas também pode atuar junto ao tratamento de doenças físicas. Pode ajudar o indivíduo a perceber de onde vem o apego à doença, possibilitando-lhe libertar-se dela. Pode trazer solução, de maneira muito eficiente, para diversas dificuldades: trauma, fobia, pânico, medo, enxaqueca, depressão, angústia, ansiedade, dor, úlcera, dependência química, orgulho, asma, vergonha, inadequações sociais e psíquicas, entre outros.

Como funciona?
Durante a sessão o cliente é incentivado a buscar esse conteúdo em seu inconsciente. Através de recursos do psicodrama, ele é encorajado a reviver momentos importantes dessa "outra vida" até seu esgotamento. Dessa forma toda a energia que estava bloqueada neste trauma antigo é liberada.
Essa abordagem psicoterápica surpreende pelos resultados e brevidade de tratamento.

Qual a duração do tratamento?
Os conteúdos revistos durante o tratamento muitas vezes são infelizes e traumáticos, e cada pessoa tem o seu tempo para compreender, digerir e integrar todos esses conteúdos e complexos abordados durante o processo. Dessa forma, não podemos precisar o tempo exato do tratamento. No entanto, a Terapia Regressiva é uma das técnicas mais rápidas e abrangentes comparadas a outras técnicas terapêuticas.
O tempo de tratamento também depende muito da complexidade dos temas e do desejo e comprometimento do paciente com seu processo de autoconhecimento e reformulação interna. 

Todos os pacientes conseguem regredir?
Alguns pacientes não regridem, assim como existem os pacientes que também não têm sucesso com outras abordagens terapêuticas. Cada pessoa se adapta a um trabalho de forma muito particular. Mesmo que não haja uma regressão completa, outros recursos terapêuticos serão abordados durante a sessão, para a liberação do conteúdo e energia estagnada.

Há alguma possibilidade de ficar “preso” ao passado? É um método arriscado?
Não! É impossível ficar preso a uma situação no tempo e espaço sem ter ido para lá, de fato. Nós não vamos a nenhum lugar. São as lembranças que chegam até nossa consciência. Este trabalho desde que feito com profissionais sérios e capacitados, não traz risco algum.

É preciso acreditar em reencarnação?
A TVP (Terapia de Vidas Passadas) é uma abordagem terapêutica e não tem como objetivo pesquisar e comprovar a teoria da reencarnação. Podemos dizer também que as possíveis lembranças de vidas passadas sejam metáforas, arquétipos do nosso inconsciente coletivo, representados como histórias. Não descartamos nenhuma possibilidade. Não é necessário acreditar em reencarnação ou praticar uma doutrina espiritualista específica. Basta vontade e determinação do paciente em se conhecer e aceitar suas memórias. O objetivo desse trabalho é o bem estar físico e emocional das pessoas.

Todas as pessoas podem passar pelo processo de Regressão a Memórias Profundas? Tem alguma restrição?
Pacientes cardíacos, gestantes, psicóticos, agressivos e esquizofrênicos, devem evitar esse tratamento.


 Esta abordagem é utilizada como uma ferramenta dentro do tratamento psicoterapêutico, quando o terapeuta avaliar a necessidade e quando o paciente concordar com isso. Caso tenha interesse agende uma consulta e veja se essa técnica é indicada para você.

    Local de atendimento: Instituto Corpo e Mente
Av. Francisco de Angelis, 1409 - Vila Paraíso - Campinas/SP
(19) 3276-1128 ou (19) 99197-4877
e-mail: cristerapias@yahoo.com.br
cristiane@institutocorpoemente.com.br

Referencias:
- TenDam, Hans – Cura Profunda / tradução de Patrícia Fischer. São Paulo. Summus, 1997.


- Woolger, Roger. J. - As Várias Vidas da Alma / tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo. Cultrix, ed.7, 2008.